17/02/2010

Locomovendo-se

Buenos Aires é uma cidade grande. Você certamente precisará utilizar algum meio de transporte para locomover-se com rapidez. A seguir comento algumas opções:

Seus pés:
Ande à pé em Buenos Aires. A cidade é plana e relativamente segura. Evite apenas a área sul de Buenos Aires (San Telmo e La Bocca), onde a vizinhança pode não ser tão amistosa.

Metrô:
O metrô de Buenos Aires chama-se Subte. A cidade é bem servida por várias linhas. Os trens circulam de 5:00 às 23:00. Aos sábados, domingos e feriados, o serviço é diferenciado. O bilhete custa AR$1,10 (um peso argentino e dez centavos). Para quem não sabe, o metrô de Buenos Aires foi o primeiro a ser construído na América Latina. Não deixe de conferir o charme dos trens de madeira originais que circulam até hoje.

Clique no mapa para baixar sua cópia em PDF.

Ônibus:
Os coletivos estão por toda parte. São mais de 15 mil deles circulando por toda Buenos Aires em 150 trajetos distintos. De modo geral, os veículos são antigos e barulhentos, mas o serviço é confiável. Os passageiros devem utilizar moedas para pagar suas passagens. Esse é o único incoveniente. Se você não tem moedas suficientes, deve providenciá-las antes de embarcar. O cobrador não existe. O pagamento é feito automaticamente em uma máquina que emite o seu recibo e fornece o troco, mas tudo em moedas. Verifique as linhas e seus trajetos no site xcolectivo. E um último detalhe: nas paradas de ônibus, existe uma placa com o número das linhas que param ali. Preste bem atenção, pois não adianta acenar para um coletivo cuja linha não para naquele ponto.

Táxi:
Os táxis em Buenos Aires são pretos com tetos amarelos. São mais de 40.000 unidades em circulação. Para parar um, basta acenar. Existem os táxis comuns e os rádio táxis. Cuidado ao pegar um táxi.  Existem muitas histórias de pessoas que foram assaltadas em táxis em Buenos Aires. Por isso, o mais seguro é chamar um rádio táxi. Existem muitos na cidade e podem ser chamados através do telefone. Consulte as Paginas Amarillas e anote os números. Em geral, os motoristas são educados e prestativos.


Remis:
São táxis sem a pintura tradicional. Na verdade, são carros comuns que funcionam como táxis. Normalmente, a corrida é agendada previamente e o preço é pré-determinado, sem utilização de taxímetros. É uma boa opção para trajetos longos como, por exemplo, entre o Aeroporto Internacional e o centro de Buenos Aires. Recomendo o Serviço da empresa Via Satelital. Envie um e-mail ou telefone para a empresa e faça a sua reserva. O simpático Sr. Matias será certamente muito prestativo e atencioso.