17/02/2010

Chegando em BsAs

Muito provavelmente, você desembarcará no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini em Ezeiza, a aproximadamente 35km do centro de Buenos Aires. Este aeroporto opera a maioria dos voos internacionais, enquanto o Aeroporto Jorge Newbery, situado às margens do Rio da Prata, concentra a maioria dos voos domésticos e dos voos para o Uruguai.

Imigração e Alfândega:
- Brasileiros podem permanecer na Argentina por até 90 dias, sem necessidade de visto no passaporte. Se sua Carteira de Identidade (RG) for recente e tiver uma foto que permita aos oficiais da imigração lhe identificar, você pode viajar apenas com ela.

- Sua bagagem será verificada em máquinas de RX.

- Em dias muito movimentados, as filas podem ser longas e demoradas. Em geral, podemos dizer que você estará na porta do seu hotel duas horas depois que o seu avião pousar em Ezeiza.

Câmbio:
- Você pode ir para a Argentina com reais na carteira. Não há necessidade de comprar dólares americanos no Brasil. Creio que uma regra básica deve ser lembrada: toda vez que você efetua uma operação de câmbio, você perde um pouco do seu dinheiro, já que as taxas de câmbio sempre são mais favoráveis para o banco/cambista, obviamente. Então, viajando com reais, você faz apenas uma operação de câmbio, trocando reais por pesos argentinos.

- Ainda no aeroporto, procure o Banco de La Nación Argentina. Ignore as casas de câmbio no aeroporto. As taxas operadas por elas são simplesmente um roubo. No aeroporto, há uma agência do Banco à direita da Alfândega. Essa dica vale para toda a sua viagem. Troque seu dinheiro aos poucos, sempre procurando agências do Banco que estão em todo canto.

Informações Turísticas:
- Após a Alfândega, antes de sair no lobby do aeroporto, há um balcão de informações turísticas onde é possível conseguir um bom mapa de Buenos Aires. Vale à pena parar por alguns instantes e pegar dicas sobre o que está acontecendo na cidade.

Transfer para Buenos Aires:
- Após a Alfândega, antes de sair no lobby do aeroporto, há vários quiosques que oferecem serviços de transporte de Ezeiza para Buenos Aires. Os preços e os serviços são bem variados. A escolha depende muito do bolso do turista.

- Recomendo o seguinte serviço: Remises Via Satelital. É um serviço de táxi eficiente. É recomendável fazer reservas com antecedência. Envie um e-mail para o simpático Sr. Matias e tenha a certeza que será bem atendido por um bom preço. Paguei AR$105,00 (cento de cinco pesos argentinos) na chegada (por causa da espera) e AR$85,00 (oitenta e cinco pesos argentinos) na volta, incluindo todos os pedágios. O preço é pela corrida e não por pessoa. No táxi cabem tranquilamente três pessoas, desde que não tenham muitas malas.

- Talvez o serviço mais barato para esse transfer entre o aeroporto e o centro de Buenos Aires seja o ônibus da Manuel Tienda León.

- No aeroporto, você certamente será abordado (com bastante insistência) por pessoas oferecendo táxis a preços bem baratos para Buenos Aires. Não se iluda. Como em qualquer grande cidade, essas pessoas são suspeitas. Não se deixe enganar!

Nenhum comentário: